Programa Amigos da Guiné-Bissau desenvolve projeto de educação na África

>
>
Programa Amigos da Guiné-Bissau desenvolve projeto de educação na África

Amigos da Guiné-Bissau é um Programa Humanitário de Educação, integrante da Rede IVG do Instituto Pe. Vilson Groh, que atua na construção de oportunidades para o desenvolvimento do povo guineense, na África.

Com o 13º menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, segundo dados da ONU, Guiné-Bissau vive uma realidade de dificuldades e sua população sofre devido a problemas básicos de saúde, saneamento e infraestrutura. Visando ampliar as fronteiras da solidariedade, os Amigos da Guiné-Bissau focam na educação como agente transformador para modificar a realidade deste país de grande vulnerabilidade social.

O Programa Humanitário de Educação entre Brasil e Guiné-Bissau atua em 3 plataformas de ações. Na plataforma de infraestrutura são construídas, ampliadas e reformadas as escolas e é realizada a compra de mobiliário para os espaços físicos. A plataforma de dia a dia permite a viabilidade do estudo através de diferentes ações como: o pagamento às escolas das mensalidades dos alunos, o que garante, inclusive, o salário em dia dos professores; a alimentação diária de estudantes e professores; a compra de materiais escolares; o desenvolvimento de colônia de férias e as bolsas de estudo para jovens universitários. Já na plataforma de capacitação são realizados treinamentos e capacitações de professores locais e intercâmbios internacionais com gestores.

O programa brasileiro existe há 7 anos em Florianópolis e atua em 9 escolas na região mais vulnerável da Guiné-Bissau, beneficiando milhares de pessoas somente no ano de 2019, sendo 1.498 atendimentos diários nos ambientes de aprendizado. Ao longo do programa, já foram construídas e mobiliadas salas de aulas, cantina e banheiros; disponibilizadas mais de 839.340 refeições; distribuídos 7.598 kits de materiais escolares; entre muitas outras ações divididas nas plataformas de serviços.

Dentre os frutos colhidos pelo projeto na plataforma de capacitação estão os excelentes resultados obtidos pelo Pe. Maio da Silva que é o gestor guineense do programa e está no Brasil para aprimorar seu conhecimento em gestão de programas e projetos. O Pe. Maio concluiu a graduação em Processos Gerenciais na Faculdade Senac, está cursando a Pós-Graduação em “Juventude, Religião e Cidadania” na Faculdade Católica de Santa Catarina e foi classificado em 1º lugar no processo seletivo para o Mestrado em Administração no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da UDESC, uma das mais conceituadas universidades de Santa Catarina.

No início da pandemia, Guiné-Bissau estava enfrentando séria crise econômica e democrática que juntamente com a crise mundial de saúde do COVID-19 resultou em grave escassez de comida. Nesse contexto, em conjunto com os gestores guineenses foi verificada a necessidade de ações imediatas para diminuir a fome na região e foram doadas mais de 13 toneladas de alimentos para os alunos atendidos pelo Programa Humanitário de Educação e suas famílias.

O Programa Humanitário de Educação é realizado 100% por voluntários e mantido através de doações de muitos amigos que permitem a manutenção de todas as ações. No mês de setembro, as escolas iniciaram seu ano letivo na Guiné-Bissau e para a continuidade do apoio serão necessárias novas doações para o projeto.

O Programa Amigos da Guiné-Bissau está promovendo uma Campanha de Dia das Crianças, onde incentiva a troca de um presente pela educação de uma criança por um ano na África. Doações de R$300,00 garantem 1 ano de escola para 1 estudante. A arrecadação visa doações de novos amigos para garantir o ano escolar de mais de 1.400 estudantes na Guiné-Bissau. Além das doações individuais, também podem ser realizadas ações específicas com metas para empresas e instituições interessadas. Basta entrar em contato com o projeto.

A colaboração de cada um foi e é muito importante nesta corrente do bem. Cada amigo da Guiné-Bissau ajuda a mudar a vida de muitos estudantes guineenses. Seja também amigo da Guiné-Bissau.

Doações para o Programa Humanitário de Educação:
Banco do Brasil (001) Agência 8246-5 / Conta Corrente 1239-4
Banco Unicred (136): Agência 1103-7 / Conta Corrente 268589-2
Ass. Amigos da Guiné-Bissau / CNPJ 29.222.231/0001-21
Contatos: Maria de Fátima – Presidente (48) 99962~5727 /
Willian Narzetti – Diretor Financeiro (48) 99927-5533
Mais informações: www.guinebissau.org.br

Foto e informações: Instituto Vilson Groh.

Amigos da Guiné-BissauInstituto Vilson GrohIVGPe. Vilson Grohsolidariedade

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA