Agosto – Mês Vocacional

>
>
Agosto – Mês Vocacional

A Igreja no Brasil celebra todos os anos durante o mês de agosto, o Mês Vocacional e os quatro domingos já contam com sugestões de oração, que foram elaboradas pela Pastoral Vocacional do Brasil em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano, a temática é “Seguir Jesus a luz da fé” e o lema: “Sei em quem acreditei” (2Tm 2,12).

“O objetivo principal é animar e reanimar as comunidades, paróquias e dioceses que rezem pelas vocações de forma especial incentivando as orações e promovendo as vocações em cada realidade e da sua maneira”, destaca o coordenador nacional da Pastoral Vocacional, Pe. Elias Aparecido da Silva.

Nesse contexto, cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos. Cada oração tem comentário inicial, preces e oração final. O material e o cartaz já estão disponíveis.

Na abertura do mês vocacional, também será lançado o texto base do 4º Congresso Vocacional do Brasil que vai acontecer de 5 a 8 de setembro de 2019, em Aparecida (SP), cujo tema será: “Vocação e discernimento”.

O mês vocacional foi instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral. O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

Por CNBB

Na Arquidiocese

Impulsionada pela Ação Evangelizadora “Cada comunidade uma nova vocação”, a Arquidiocese promove no dia 1º de agosto, a abertura do Mês Vocacional em todas as comunidades.

Na noite desta quarta-feira, 1º de agosto, todas as igrejas estarão abertas para um momento de oração pelas vocações por meio da missa, Celebração da Palavra ou oração do terço.

Nesta abertura, cada padre da Arquidiocese é convidado a presidir a Eucaristia nas comunidades de origem, com o propósito de revisitar o início do percurso vocacional e confirmar as comunidades como berço de todas as vocações. As celebrações com os presbíteros nativos de cada comunidade estão sendo organizadas pelas paróquias.

Como sinal de corresponsabilidade na missão de formar os futuros padres da Igreja, a coleta das celebrações do dia 1º de agosto de todas as comunidades será destinada aos seminários da Arquidiocese.

A Pastoral Vocacional Arquidiocesana incentiva todas as comunidades a celebrarem com alegria a abertura e todo Mês Vocacional.

Na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, a abertura ocorre com a Celebração da Palavra, presidida pelo Diácono da comunidade, Philipe Damazo. Será às 20h do dia 1º de agosto, na Comunidade São José, na Costeira do Ribeirão da Ilha.

Se a sua paróquia ou comunidade preparou uma programação especial para a abertura do Mês Vocacional e todas as outras semanas, envie com foto ou cartaz, para o e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA